Já estão barrando o rio

Volta Grande do Xingu, 15 de janeiro de 2012, manhã
Passeio de barco com os guerreiros do Movimento Xingu Vivo, visita aos canteiros de obras da CCBM

É preciso contar o que estamos vendo aqui. O Consórcio Construtor de Belo Monte já começou a abrir feridas vermelhas nas margens do rio Xingu. Elas se chamam ensecadeiras, serão três e servirão para conter o rio durante a construção a seco do primeiro paredão. Conter o rio, quem consegue conter um rio? Um rio amazônico tem forças de um gigante, tem pulmões imensos e corre enquanto dorme no leito descomunal que construiu para si mesmo, ou dorme enquanto corre poderosíssimo e veloz singrando o oceano da floresta; ele infiltra as terras subterrâneas e as várzeas férteis, e rege as chuvas, as cheias e as estações; em seus estômagos infinitos vivem os peixes, os botos e as cobras e neles comem os pássaros e os homens; ele é o que é, sabe o que sabe e está onde está há mil anos e nesse tempo criou os seres e os povos que o habitam, que o conhecem, que o cultivam, que o veneram e que o alimentam de volta; e agora a traição de um governo e a cobiça de uma dezena de mentes decide que pode barrá-lo. É um rio. De que tamanho precisa ser o demônio que se torna capaz de barrar UM RIO?

 

O caminhão despeja uma carrada, um trator amarelo vem empurrá-la para a ponta e a barreira avança. O caminhão se retira e dá lugar ao próximo da fila, com sua próxima carrada.

Diz-se que tentaram uma vez começar as ensecadeiras só com terra, mas a correnteza forte do Xingu levou o barramento. Desta vez, então, com matacões.

 

A partir da margem esquerda do rio, a primeira ensecadeira avança em direção à ilha para fechar o primeiro canal.

 

Águas barrentas, sangrentas. Estão começando a chegar assim nas comunidades rio abaixo, que não sabiam o motivo da sujeira até lhes mostrarmos estas fotos recém tiradas.

 

Funcionários do CCBM nos fotografam. Na outra margem, um deles explicou que é a política da empresa: cada um ganha uma máquina para registrar quem se aproxime "de maneira inapropriada", sem equipamentos e sem autorização. Um funcionário nos disse: "Isto é propriedade privada".

 

Floresta derrubada, na outra margem.

 

A destruição já é visível no rio.

 

O corredor desmatado deve já marcar a linha da construção do primeiro paredão.